Projetos/ideias




Projeto Grécia Antiga:

Aos alunos dos 6 anos A, B e C, foi proposto que criassem um cenário da Grécia em caixas de papelão sobre aquilo que mais lhe tivesse chamado atenção sobre o assunto, eis o resultado:



As fotos de todos os alunos apresentado os trabalhos estão à disposição no blog da escola: emefmarechalbitencourt.blogspot.com.br
Confira em projetos!



Rádio Colônia:

Trabalho da dupla Jenifer e Guilherme da turma 71, que produziram, narraram e comentaram alguns episódios da Revolução americana.

http://ddjordao.podomatic.com/entry/2012-08-29T11_56_31-07_00



Revolução Americana:

Trabaalho do aluno Leonardo, que criou, produziu e fez a locução

http://www.youtube.com/watch?v=nUNvIa_wx24&list=HL1345750571&feature=mh_lolz





Jornal norte-americano:

Mais um programa de rádio, agora produzido pelas alunas Ana Paula, Letícia, Luana e Juliana da turma 71. Clique no link ou copie o endereço abaixo e cole em seu navegador.

http://ddjordao.podomatic.com/entry/2012-08-23T12_01_49-07_00



Jornal Relíquia:
Programa de rádio produzido pelas alunas Camila, Fernanda, Marilza e Thaís. Clique no link ou copie o endereço abaixo e cole em seu navegador

http://ddjordao.podomatic.com/entry/2012-08-22T05_22_31-07_00





1º Vídeo postado: Jornal de Boston
Grupo das alunas Alanis, Amanda, Stephanie, Tailize e Victória 



Revolução Americana:
Talvez este seja meu projeto mais audacioso até agora. Vou fazer um programa de rádio com as turmas 71 e 72. Quero colocar em prática, um pouco daquilo que venho aprendendo na especialização e achei show esta atividade que fizemos. Espero que os alunos se entusiasmem tanto quanto eu estou só em pensar no projeto. Aguardem...


As Grandes Navegações:
Novamente as turmas de 7º ano A e B, colocando a mão na massa (eles adoram). Desta vez para representar a período de expansão ultramarina europeia. De onde partiam, para onde iam, porque faziam estas viagens, o que encontraram, enfim, vão dar uma aula expositiva através de materiais criados por eles para explicar este movimento.


Revoltas na Rebública Velha:
As turmas 81 e 82 estão apresentando em PPT as revoltas que aconteceram nos primeiros da República Brasileira. São elas: Guerra do Contestado e de Canudos, Revolta da Vacina e da Chibata, o movimento cangaceiro, o Tenentismo e a Coluna Prestes.


2012 começou trazendo novidades.
As turmas do 7º ano A e B, montaram maquetes representando o feudalismo. Algumas fotos foram postadas no facebook da escola Emef Marechal Bitencourt
Projeto Revolta Regenciais:
As turma de 7ª séries, 71 e 72 vão apresentar as revoltas que aconteceram durante o Período Regencial, na transição do Primeiro para o Segundo Reinado
Projeto Grécia:
As turmas de 6º ano, (A, B e C), estão montando um "cineminha" com aspectos da Grécia, seja as guerras, jogos olímpicos, mitologia grega, enfim, o assunto é livre e a criatividade vai contar muito...
Projeto Anos Rebeldes:
Elaborado com a turmas de 8ª séries, turmas 81 e 82
Os grupos estão apresentando em power point as suas pesquisas sobre aspectos que mais chamaram a atenção durante os chamados "Anos Rebeldes"


Projeto Caça ao Tesouro:
Com as 6ª séries, turmas 61 e 62
Foi muito divertido, as equipes correndo pela escola atrás das pistas.
Aprenderam e brincaram.
Foi uma iniciativa minha e da profª Karina de Geografia, unimos as duas disciplinas para testar os conhecimentos dos alunos em História e Geografia e aproveitamos para comemorar o Dia das Crianças com as turmas.
Ah, o tesouro... no final cada equipe ganhou uma caixa de bombom Especialidades Nestlé

Saiu do forno: o vídeo com as montagens das maquetes 
dos 6º anos A, B e C!!

 


Concluímos o 1º trimestre de 2011. Na disciplina de História, os alunos que se destacaram em cada turma e turno foram:

Construção?? É com a gente mesmo, o novo projeto: Construir maquetes que representem a Pré-história e o Período Jurássico. Fica mais fácil colocando em prática a teoria que trabalhamos em sala-de-aula. Veja no que deu!!



Meu projeto é poder trabalhar com a construção do conhecimento, literalmente.
Com as turmas do 6º ano, por exemplo, pretendo pedir aos alunos que eles construam sua própria linha do tempo. Vou ter que fazer a minha (loooonga) para demonstrar e até mesmo para incentivá-los.
Vamos ver como vai ficar!! 
Meu novo projeto é para explicar o Big-Bang:
Para que os alunos entendam a complexidade do momento, utilizei um balão, destes de aniversário, e vários pedacinhos de papel laminado dentro do balão, enchi o balão e comecei a falar sobre o que era o Big-Bang, como pensa-se que tenha acontecido e ao mesmo tempo que ia falando com os alunos íamos jogando o balão, cheio e com os papéis lá dentro, de uma lado para o outro, e o combinado, seria de que quando ouvissem a palavra BANG, quem estivesse com o balão deveria estourá-lo, então seria o nosso "Big-Bang", além de divertido, ficou mais fácil para eles a compreensão de um assunto que seria complexo e abstrato de mais.
 da